Ficha de Notícia

Artigo de Opinião

Academia de Hotelaria: o novo projeto formativo da Talenter™ Academy

Algés

07 de Novembro de 2017


Como todos sabemos, Portugal é, atualmente, um dos principais destinos de turismo do mundo. O setor hoteleiro tem crescido ano após ano, com a abertura de novas unidades hoteleiras, sendo já um dos principais contribuidores para a empregabilidade do nosso país. E o que tem isto a ver com o novo projeto formativo da Talenter Academy? Tudo!

Desde a sua génese que a determinação da Talenter™ sempre foi oferecer um serviço inovador e ajustado às múltiplas motivações e necessidades do mercado. Como tal, tornou-se premente dar resposta às mais recentes solicitações da Hotelaria em Portugal, que exige profissionais qualificados, experientes e focados na atenção ao cliente. Para responder a esta exigência, lançámos, em fevereiro de 2017, a Academia de Hotelaria.

Gerida pela Talenter™ Academy, esta nova Academia promove ações de formação profissional certificada que permitem a entrada imediata no mercado de trabalho, através das várias ofertas de emprego que a Talenter tem em aberto, reforçando a nossa aposta na qualificação para a empregabilidade.

Sendo a área da Hotelaria e Restauração uma das principais área de negócio da Talenter™, é para nós de extrema importância a prestação de um serviço personalizado e especializado, o que só é possível através de uma forte aposta no recrutamento e na formação de colaboradores com especial talento para as funções inerentes a esta área – empregados de mesa, empregadas de andares, governantas e chefes de sala.

Como tal, os programas formativos foram desenhados tendo por base o desenvolvimento das competências necessárias ao desempenho destas funções, sendo valorizada a componente prática das aprendizagens de forma a sensibilizar os formandos para a promoção da qualidade e, consequentemente, para a satisfação do cliente.

Face às várias especificidades do segmento de luxo na hotelaria, criámos três tipos de cursos de acordo com o nível de conhecimentos e experiência dos formandos:

1) ações de formação inicial que pretendem o desenvolvimento de competências profissionais e relacionais dos formandos, tendo em vista a entrada no mercado de trabalho no setor hoteleiro;

2) ações de formação contínua para formandos que já trabalham no setor hoteleiro, mas que pretendem a melhoria no desempenho das suas funções e/ou a aquisição de competências complementares;

3) cursos de carreira destinados a empregados de mesa ou empregados de andares que pretendem melhorar as suas competências práticas e tornarem-se chefes de sala ou governantes de andares, respetivamente.

O setor hoteleiro e, principalmente, os nossos clientes, aceitaram muito bem este projeto, sendo que muitos deles são nossos parceiros, recebendo os nossos formandos para a realização de um estágio/formação prática na sua unidade hoteleira. Através destas parcerias, os nossos formandos podem experienciar in loco o que é trabalhar num hotel e vivenciar o contacto com o cliente, o que permite afinar os conhecimentos que adquiriam anteriormente na nossa Academia. Posteriormente, aqueles que se destaquem pelos seus comportamentos exemplares, bons conhecimentos e atitudes corretas podem ser integrados nas brigadas de serviço. E isto marca a diferença! Estamos diretamente ligados ao mundo do trabalho!

Sediada em Algés, Lisboa, a Academia de Hotelaria dispõe de uma sala de formação teórica e duas salas de formação prática que mimetizam uma sala de restaurante e uma suite, nas quais os formandos têm um primeiro contacto com os equipamentos e utensílios existentes nas unidades hoteleiras. Os nossos formadores são todos profissionais do setor, com vários anos de experiência tanto na hotelaria como no ensino, o que se traduz numa mais-valia para os nossos cursos, pois conhecem muito bem o mercado e as suas necessidades, preparando os formandos para as colmatar.

Desde o início deste projeto já formámos perto de 200 pessoas, em ambas as áreas, tendo proporcionado a mais de metade a entrada no mercado de trabalho, em várias unidades hoteleiras da zona de Lisboa.

No próximo ano, o objetivo é formar mais de 500 pessoas, de forma a melhorarmos cada vez mais a nossa capacidade de resposta aos clientes, bem como a qualidade dos serviços que prestamos.

O impacto positivo que este espaço nos trouxe levou a Talenter™ Academy a ambicionar mais. Estamos já a analisar a possibilidade de abertura de novos espaços, no Norte e no Sul do país, levando a nossa experiência e conhecimento a outras zonas geográficas. 2018 promete novidades!

Por: Joana Santos, gestora de formação e coordenadora pedagógica | técnica de inovação e desenvolvimento na Talenter™
Artigo publicado na edição de 7 de novembro da RH online.